Exames Oferecidos


Oferece os seguinte exames a nossos pacientes:

Topografia corneana

O exame consiste na captura da imagem do reflexo de múltiplos círculos de luz projetados na superfície da córnea (ceratoscopia). O paciente olha para uma mira central e evita o piscar durante 20 segundos para permitir a captura da imagem.

Algumas indicações:


Campimetria computadorizada

O exame de campimetria utiliza o estudo da sensibilidade luminosa em vários pontos da retina para estudar não só o centro da visão, mas toda a sua periferia.

Há indicação de campimetria em casos de doenças do nervo óptico (glaucoma), ou doenças neuroftalmológicas. Também pode ser utilizado para especificar a presença ou não de limitações perimétricas derivadas de alterações plásticas (ptose, blefarocálase).


Retinografia simples e fluorescente digitais

A retinografia simples é um exame de documentação da parte posterior do olho, importante para registrar e acompanhar a evolução de várias doenças.

Pode ser associada à injeção de contraste, auxiliando o estudo da circulação da retina.

São indicados para doenças como retinopatia diabética, degeneração macular relacionada à idade, glaucoma, tumores oculares e várias outras patologias.


OCT (Tomografia de Coerência Ótica)

A tomografia de coerência ótica é um exame moderno que permite medir com precisão a estrutura da retina e suas camadas, trazendo assim dados objetivos para o diagnóstico e acompanhamento de várias doenças.

Retinopatia diabética, edema macular, degeneração macular relacionada à idade, glaucoma e membranas retinianas são algumas de suas indicações.


Paquimetria corneana

Este método utiliza um feixe focalizado de ultrassom para medir a espessura da córnea (paquimetria). Pode ser realizado na área central (mais utilizado), paracentral, e na periferia da córnea, fornecendo medidas em micra.

Indicado para realizar correção da medida da pressão intraocular (em pacientes glaucomatosos ou com suspeita de glaucoma) e para acompanhar a evolução de doenças que influenciam na espessura da córnea. É utilizado para avaliar alterações que levam à redução da espessura da córnea (ceratocone, por exemplo). Além disso, pode ser útil na avaliação de córneas com doenças que levam ao aumento de sua espessura e na avaliação pré-operatória de cirurgia refrativa (miopia, hipermetropia e astigmatismo).


Microscopia especular

O exame de microscopia especular é realizado para a avaliação do endotélio corneano. Consiste na análise de uma imagem captada pelo aparelho, oferecendo dados como quantidade e formato das células da camada mais interna da córnea.

É indicado em patologias corneanas, no pré-operatório de cirurgias intraoculares e em especial no pós-operatório de transplante de córnea.

Usuários de lentes de contato também são candidatos.


Biometria ultrassônica

A biometria ocular é a medida do comprimento axial do globo ocular e de suas estruturas (câmara anterior, cristalino e cavidade vítrea) utilizando-se ultrassom.

É especialmente indicada para o cálculo da lente intraocular para cirurgias de catarata. É importante no pré-operatório de catarata congênita, embora seja de difícil execução em crianças pequenas. Também é utilizada para o acompanhamento de doenças que alteram o comprimento axial do olho, para permitir a monitorização do crescimento do globo ocular em crianças e verificar a assimetria do comprimento axial em portadores de anormalidades.

O cálculo da lente intraocular tem grande acurácia e é realizado para indicar qual o poder dióptrico (grau) mais apropriado da lente a ser implantada. Patologias oculares diversas podem diminuir a exatidão do método.


IOL Master

Se a biometria ultrassônica já é um método bastante preciso, a biometria por interferometria consegue melhorar ainda mais os resultados. A medida do comprimento do olho é realizada utilizando da luz, e o próprio aparelho faz outras medidas do globo ocular.

Com isso conseguimos resultados ainda mais precisos nos cálculos de lentes intraoculares.


PAM

O PAM é um exame que estipula quanto de visão uma pessoa pode atingir. É importante para tentar prever o resultado de uma cirurgia em alguns casos específicos.


Teste de Schirmer

Esse teste avalia a produção de lagrima nos olhos.

É importante em casos de olhos secos e doenças autoimunes.



 
 
Endereço Instituto da Visão - Pouso Alegre Av. Vicente Simões, 901 - Centro
Pouso Alegre - MG - CEP 37550-000
Telefone Instituto da Visão - Pouso Alegre 35 3422-9094
Receba informações em seu e-mail.
 

© 2019 Instituto da Visão - Todos os Direitos Reservados

Budai Creative Agência Digital